FRIDA

Muito tempo que não faço um “post-aula”, como a Lice diz. Bem… voltando aos artistas que adoro, aproveito então que na revista BRAVO desse mês, saiu uma matéria incrível sobre a mexicana Frida Kahlo (por Gisele Kato), por muitos considerada a pintora do século.

O subtítulo da matéria diz: “Frida Kahlo beneficiou-se de sua vida intensa para se firmar como uma das maiores artistas do século 20”. Quem conhece as obras de Frida logo percebe isso, obras intensas, marcantes, dramáticas.

Frida nasceu em 1907. Começou a pintar com 18 anos, depois que sofreu um terrível acidente de trânsito, em que um cano de ferro a perfurou do ventre e saiu na vagina. Ficou muito mal, perdeu muito sangue. E, durante a recuperação, sua mãe arrumou um modo dela pintar na cama, com um espelho na frente para que ela fosse seu próprio modelo. Talvez seja por esse motivo que a grande obra de Frida seja os auto-retratos.

Quatro anos mais tarde, Frida casa-se com o pintor já afamado Diogo Rivera. Um homem infiel por natureza, que deixa a vida da pintora ainda mais conturbada.

Muitas obras de Frida tem uma exibição dos sofrimentos causados pelo seu casamento com Diego, e essa é a grande poética de Frida. Acho que se ela fosse feliz não seria uma pintora tão aclamada. RS

Sua vida conturbada rende sempre grandes livros e filmes. O que recomendo é “FRIDA” de Julie Taymor (2002), com Salma Hayek e Alfred Molina interpretando o casal. Um filme interessantíssimo com uma bela fotografia. O trailler ai embaixo, vale a pena.

Luiza

Anúncios

2 comentários sobre “FRIDA

  1. Maravilhosa!!! De uma expressividade. Sofreu tanto, mas tinha a sensibilidade o bastante para deixa transparecer o que de mais belo existia nela… A Arte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s