Tina Modotti


Tina Modotti, nome pelo qual ficou conhecida, foi uma fotógrafa italiana e grande personalidade nos cenários artístico e político das décadas de 20 e 30.

Como fotógrafa ou como revolucionária sempre fez questão de retratar a realidade da maneira complexa e concisa como via, um olhar sensível e crítico sempre presente.

Tina Modotti foi uma das mulheres mais fascinantes do século XX.  Estrela de Hollywood (fez vários filmes e trabalhou como modelo), grande fotógrafa e militante comunista, lutou na Guerra Civil Espanhola, agiu como espiã soviética na Berlim nazista e foi amiga de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes em Moscou.

Teve amizade forte tambem com o casal Frida Kahlo e Diego Rivera, na Cidade do México, que era um centro importante de arte, na época. Ela aparece, inclusive, como personagem no filme “Frida“.

Sofreu um ataque cardíaco em um táxi e não resistiu, mas há suspeitas de que ela tenha sido assassinada. Em seu funeral foi colocada uma bandeira com uma foice e um martelo sobre seu túmulo, inspirado na sua foto acima. Ao lado, um retrato dela do tempo em que morava na Califórnia, feito por Weston, seu amante (a primeira desse Post).

Viveu perigosamente, morreu misteriosamente. Foi uma revolucionária de todas as vanguardas de seu tempo, artísticas e políticas.


Luiza

Anúncios

2 comentários sobre “Tina Modotti

  1. Pelo que li, a Tina foi uma mulher de garra e de personalidade instigante. Fez a diferença no seu tempo.
    Eu gosto disso.. gosto desse espírito revolucionário.. desbravador. Melhor é quando é por uma boa e justa causa!

    Amo a minha mestranda preferida! Meu orgulho!

    Parabéns pelo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s