Land Art

O Land Art é um movimento de arte contemporânea, dos anos 60 principalmente, que se originou nos EUA. Conhecida como “arte da terra“, é uma arte que liga o trabalho artistico à paisagem, em escalas gigantescas. A característica da Land art é ser efêmera, e também conceitual, já que em sua maioria chama a atenção para algum tipo de protesto.

A Land arte remete à arte pré-históricas, e a monumentos como a Stonehenge, e também, possivelmente , à paisagem de jardins oitocentistas britânicos.

A obra mais conhecida do movimento é, sem dúvida, a Spiral Jetty, do artista Robert Smithson.

É uma espiral de 460 metros de comprimento e 50 metros de diâmetro, realizada com 6000 toneladas de basalto e pedra-pomes, deitadas na água vermelha do Great Salt Lake, em Utah.


Outro importante trabalho foi Lightning Field, do artista Walter de Maria. Um trabalho doido, constituído por um terreno semi-árido do sul do Novo México, com uma área de aproximadamente 1600 m2, onde instala uma grade com 400 vigas de aço inoxidável e de pontas afiadas, organizados em 16 colunas de 25 cada. Esta obra foi de tal maneira calculada em termos metereológicos e geométricos, que durante a época das tempestades, a estimativa mensal é de três dias de relâmpagos.

Os visitantes, constituídos, imperativamente, por pequenos grupos de pessoas, ficam confortavelmente instalados numa cabine, durante, pelo menos, 24 horas.


Lindo, nao???

São trabalhos incríveis, que nos chamam a atenção pro bem mais precioso da humanidade, a NATUREZA!


Luiza

Anúncios

Um comentário sobre “Land Art

  1. Uau!!! Eu não conhecia esse movimento Lu! Mas é uma iniciativa que merece louvor! Afinal, enquanto o restante da humanidade se empenha em degradar a natureza.. alguns poucos se esforçam em preserva-la e mais ainda.. ressaltar sua beleza incontestável e arrebatadora!!

    Lindo post! (como sempre…. ;))

    Amo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s