Gottfried Helnwein

Hoje vim aqui exclusivamente para falar sobre um artista que estou estudando muito ultimamente:  o austríaco Gottfried Helnwein, tema do meu mestrado.
“O cara pinta demais…”, diriam., e pinta mesmo, o trabalho dele é na linha de hiperrealismo (ser mais real do que o próprio real), e utiliza temas que nem sempre são vistas com bons olhos. Sua obra as vezes choca, as vezes petrifica, as vezes ele é chamado de louco, porém ninguém pode dizer que ele é medíocre no que faz.

Sua vida pessoal infuencia muito em seu trabalho. Helnwein viveu sua infância numa Viena pós Segunda Guerra, ele descreve a atmosfera do lugar como fria, quieta, tensa, escura… e ainda, teve uma infância negligenciada e obscura. Logo, suas obras transmitem esses sentimentos, com temas de guerra e infância, sempre com cores escuras e pálidas, contrastando com o brilhante do vermelho..

Em uma entrevista (não pra mim, infelizmente), o artista conta que valoriza a infância como o futuro da humanidade, e diz que suas obras chocam para proteger a inocência da criança.


The Murmur of the Innocents 1 , 2009 – Gottfried Helnwein

técnica: óleo e acrílico sobre tela – 198 cm x 290 cm


Em várias séries Helnwein utilizou fotos reais, tiradas por cientistas forenses. Imagina a frieza que ele  precisa escolher fotos de crianças realmente machucadas e pintar, ainda mais que ele tem filhos… Enfim… tudo pela arte!

Eu, pessoalmente, amo o trabalho dele. Gosto muito do jeito forte e dramático, das suas composições, e de sua técnica incrível. Já mostrei seu trabalho para muitas pessoas, e espero mostrar para mais outras tantas.

Pra conhecer mais: www.helnwein.com

Luiza
Anúncios

3 comentários sobre “Gottfried Helnwein

  1. Fantástico Luiza! Fui rapidinho lá no site, mas sei que vou voltar com mais tempo. Uma arte que inquieta… desconcerta. Algumas telas parecem ‘gritar’…

    Deixo meu abraço e o desejo de chegarmos mais perto uma da outra, em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s